Image Map

quarta-feira, 19 de março de 2014

Como escrever um livro




Sabe quando a gente lê um livro, de repente imagina aquela história de outro jeito e PUF! Bate aquela vontade de ser autor! Então, foi isso que aconteceu comigo, para quem leu o perfil viu que estou escrevendo uma obra chamada "E se não houvesse Lua?" isso já faz um três meses - infelizmente o tempo esta curto para dedicar- espero muito que tenho a chance de publica-lo! Indo ao foco desse post, quando realmente tive a certeza de queria narrar uma história e fazer dela uma obra que chegue até as lojas tive variadas dúvidas: Por onde começar a escrever? Como escolho um título? Qual meu publico alvo? Publicação? e principalmente, Qual sera a história? Não que eu seja expert ou nada, estou muito, muito longe disso! É que por esses meses me dei de encontro com várias amigos e até mesmo blogueiros que tem desejo de escrever um livro, por isso deixarei minhas dicas que me ajudaram e talvez possa te ajudar a dar o primeiro passo desse sonho!


1- Observe e Crie
Criar uma narrativa não é tão simples assim! Sempre tive dificuldade em sentar e fazer com que minha imaginação funcionasse na hora que eu bem entendesse, reservava um tempo com objetivo de criar uma história e não vinha nada! Com o foco em criar o livro passei a observar tudo ao meu redor, o moço ao lado, a família caminhando, e sempre, na hora que eu menos esperava, no ponto de ônibus por exemplo, vinha aquele estalo de ideia incrível para minha estória. Quando observamos o cotidiano relatamos fatos que identificam milhares de pessoas, ou,desenvolvemos algo fantasístico em cima do que percebemos que trás dificuldades e prazer para todos ao redor! 



2-Anote
Você não precisa se matar para criar uma síntese logo de cara! Anote, escreva tudo o que vier em mente, ande com um bloco, ou digite em seu celular. As melhores ideias chegam quando menos esperamos! Perdi a conta de quantas vezes me sacrifiquei para lembrar de algo magnifico que tinha inventado. 
São coisas tão simples, as vezes você ouve um nome que gostou que poderia ser dado para aquele personagem, a característica de um local, de uma pessoa. Todo detalhe é precioso num livro, por isso registre, se precisar tire uma foto! Quando perceber que há ideias suficientes para ao menos dar inicio a sua história escreva sua resenha, após abra espaço à novas escolhas, como o tempo da narração. 


3- Personagens 
Quando escrevi meu primeiro livro, cujo era um trabalho de Língua Portuguesa, minha mãe comentou dizendo que aquilo sequer era uma história inventada, mas sim uma espécie de autobiografia. Ao "criar" a personagem Manuela simplesmente esqueci de inventa-la e me recriei nela. Isso não é ruim, porém quando fazemos isso perdemos a maior graça de produzir uma obra literária, que é justamente em relatarmos, pensarmos, elaborarmos uma dimensão diferente da nossa! Ao pegarmos um exemplar para ler, tudo o que realmente precisamos é nos esquivar da realidade! 
O autor John Green por exemplo, ele é obviamente um homem, e vejamos que em "A culpa das estrelas" John se narra como Hazel, uma garota, ai eu te pergunto, existe sequer alguém no mundo que discorde que está obra é magnifica? Vamos sintetizar novamente, o ponto negativo aqui é gerar uma figura com suas manias, aparência etc, não você deixar de colocar suas opiniões dentre diálogos de qualquer personagem.



4-Funções e nomes
De acordo com o enredo de sua narrativa será criado as funções de cada personagem, principais e os coadjuvantes. Faça uma lista, e depois, hora de escolher os nomes! Quando chegou esse tempo quebrava minha cabeça para a escolha. O legal mesmo é optar por algo Muito marcante, e que talvez  se diferencie bastante na pronuncia para não confundir o interlocutor. Pode ser que você queira mudar o nome de alguém no meio de seu rascunho, todavia, existe uma técnica muito boa para se esquivar dessas mudanças. Uma vez estava assistindo uma entrevista que dizia que os autores da novela, geralmente, escolhia os nomes através da personalidade. Como? Graças a internet que está sempre a nossa espera, existe muitos sites com essa função. A personagem principal de E Se Não Houvesse Lua? Se chama Emily, sempre gostei desse nome, e quando o pesquisei, se adaptou exatamente com seu estilo. Isso também vale para os sobrenomes.  


5- Ideais
Isso é realmente sensato a qualquer escritor! Vamos deixar algo bem claro: O livro é seu! Sim, será exposto para várias pessoas, mas não é por isso que você será clichê e até mesmo massante para agradar um publico. A sinceridade no sentimento é o que faz que o leitor se entretêm. Ninguém deseja ler sobre algo que já sabe e se depara todos os dias, nós seres humanos buscamos por novas explicações e pontos de vistas. Assim, escreva sua opinião sobre o Amor, a violência, política, dentro das falas dos personagens ou não. Seja diferente sendo você, construa seus próprios ideais!


6- Título
O título já é algo bem relativo. Eu sou prova disso, o nome desse segundo livro baseei quando estava passando pelos canais e vi no Discovery Channel um documentário cientifico chamado "E se não existisse Lua?". De cara já imaginei como o nome de um livro, gostei, e em cima dele mudei algumas coisas da história. Por isso o título é algo tão condicional, eu posso me basear nele para começar a escrever, ou inventa-lo com base na escrita. Capiche? De qualquer forma é sempre bom escolher algo que se relaciona com a narrativa e que seja diferente aos olhos de leitores.


7- Leia e leia
O desejo de escrever uma obra literária nasce a partir de sua paixão pela leitura. A dica mais importante dentre todas é sem dúvida: Ler. Nosso cérebro desenvolve ideias em cima de tudo o que vemos, ouvimos e tocamos. Somos o que comemos e o que também lemos. Não é questão de cópia, entretanto, no momento em que contemplamos um livro bom, além de aprender palavras novas, aprendemos também novos jeitos de lidar com as linguagens. Nossa opinião é formada diante do que descordamos e concordamos. Isso acontece comigo, com você, e com os autores que te inspiram! Nicholas Sparks é afirmação concreta, ele lê em média 125 livros por ano! Afirmo, dentre todas as ações ler é o que mais se destaca, apreciar o trabalho que um dia você irá exercer é literalmente racional!


Bom essa foi a primeira parte do post, mais tarde, se tudo der certo vou colocar aqui as escolhas de capa e publicação! Me desejem sorte! Se algum de vocês também estão com um projeto do tipo, deixem aqui nos comentários! 

8 comentários:

  1. Ótimas dicas!
    Boa sorte com seu livro!
    www.s2nopiquedamoda.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Dicas excelentes...Amei!!! Toda a sorte com o seu Livro!
    http://meumundorosapynk.blogspot.com.br/
    Beijocas

    ResponderExcluir
  3. Nossa muito bom esse post! Ótimo as dicas, já tenho pra quem mostrar ;)
    Sucesso com o seu livro.
    Beijos

    Meu Blog
    Page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Serio? Ah obrigada depois me conta se a pessoa gostou :)
      Obrigada! Beijos

      Excluir
  4. Adorei o post flor! Eu também estou escrevendo um livro e me identifiquei com muita coisa que tu escreveu nesse post!!!
    Beijos,
    pasteldemaca.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade? Que legal! Fico muito contente que você tenha se identificado! Beijos

      Excluir