Image Map

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Sobre livro e filme: Divergente


De volta a escrever aqui no blog, eh! Essa postagem vai ser marcada pelo um dos meus vícios desse mês, a trilogia Divergente! 

Eu tinha visto diversas publicações desse livro semanas antes de lançar o filme aqui no Brasil, então, para não acabar com a magia, fiz como toda boa leitora e li a obra. Resultado: Devorei as páginas em menos de uma semana, e bom, como era de se esperar tive uma queda - talvez um abismo- pelos personagens! 

Sobre o Livro
O livro é uma ficção cientifica, se passa na cidade de Chicago, cem anos depois de uma vasta guerra. Com o intuito de evitar algo do tipo novamente a cidade é dividida em cinco facções: Audácia, erudição, abnegação, franqueza e amizade, o qual cada individuo se enquadra de acordo com sua personalidade registrada no teste de aptidão. Aos dezesseis anos todos os jovens são convocados a esse teste, decidindo o futuro que ira cerca-los pelo resto de suas vidas. 

Beatrice Prior e Caleb, seu irmão mais velho, até então convivia com seus pais na abnegação, exercendo um nível enorme de altruísmo - eles não podiam fazer nada que se direcionava a si mesmo, isso ia de fazer piadas até se olhar no espelho - e ajudando os sem-facções. Cada um havia de fazer sua escolha de acordo com o resultado que seria exibido no dia, porém, algo de estranho acontece no teste de Beatrice, informando que ela era divergente, Tris continha três personalidades: Erudição, abnegação e audácia, alertada pela instrutora Tori, devia ficar calada com seu segredo e escolher um grupo para adentrar em menos de um dia, com diversas inseguranças como a separação da família, Tris acaba escolhendo a facção Audácia. 

Dentro do grupo, Prior segue encarando desafios físicos e mentais, provando cada vez mais para instrutores e amigos sua capacidade. Todavia algo ainda inquieta seu pensamento, a sociedade não ia sendo a mesma como antes, e como já tinha sido informada por Caleb a Erudição estava tramando algo de muito estranho junto com sua facção. Enfrentando situações de literalmente tirarem o fôlego, Tris se encaminha a uma luta cheia de paixão e também justiça. Ah a paixão, é claro, em hipótese alguma podia faltar a verdadeira razão desse livro me tirar suspiros, dentre variadas provas Tris é valiada pelo instrutor que no principio é conhecido como Quatro - Omitirei porque meu papel por aqui não é de spoiler hihi - juntos é construído uma grandiosa confiança! Esse amor avassalador promete descobrir segredos e lutar com fervor pelas vidas de toda a cidade! 

A obra contudo realmente me surpreendeu, toda essa história de "menininha inocente, depois fica forte e domina o mundo" por mais clichê que seja tomou um rumo diferente, isso porque a trama é muito mais do que isso, a narração ainda que contada em primeira pessoa transmite uma série de mistérios, ação, faz você apertar a capa de ansiedade a cada diálogo! É contagiante! O que realmente me pegou de jeito foi a realidade, que mesmo que passada num futuro tecnológico é transmitida, digo a sensatez, veja bem, minha teoria é que 90% dos leitores de Divergente - eu estou entre eles - ganhou uma qualidade motivadora para adorar essa trilogia, no enredo acontece inúmeras perdas, mortes, coisas que ninguém espera, deseja, mas acontece! Não, eu não sou nenhuma dark que ama um desperdício de sangue, o fato é que Divergente deixa de lado o tema: Ação James Bond, onde o mocinho(a) nunca se da mal e encara algo, talvez, mais provável. 

Óbvio, que é de se esperar que um Best-seller desses aguardaria personagens Ala Augustos Waters que nos cativam, Verônia Ruth acertou no ponto, todos eles contém características distintas mesmo que diversos deles tenham tido origem de uma mesma facção, ou seja, uma mesma filosofia, posso dizer que até me deparei com conversas descontraídas num cenário da audácia? Christina por exemplo, suas sinceras palavras me divertiram bastante. 

O filme
Ok, posso não ter tido a oportunidade de conferir o filme, dez, doze dias antes da estréia, entretanto, no dia do lançamento oficial já estava na fila do ingresso.  Preciso fazer uma breve confissão e dizer que não tinha A MÍNIMA expectativa pelo filme, já que o livro é tão incrivelmente bom e rico de detalhes. 

Thank you God eu estava errada! Já contando com o enorme fato de que a maioria dos personagens no aspecto físico alcançaram minha imaginação...O longa foi fiel! Tudo bem, é claro que faltou algumas partes, entretanto já era de se esperar, como o próprio ator Theo James que interpreta o Quato havia comentado: São projetos totalmente diferentes, a relação do tempo entre a leitura e o cinema é distinta, por isso não fiquei chateada caso não tivesse alguns detalhes. O filme respeitou Muitas partes, as quais não respeitaram, conseguiram, por mais surreal que pareça, melhorar em relação ao que a Veronica escreveu, o resumo foi maravilhoso, conseguiram trazer vários capítulos por mais que em diferentes cenários, e enfim, eu fiquei super contente, digo mais, caso alguém, por devidas situação não leu o livro, nem precisa se preocupar, o filme, contudo, é um pouco que distorcido o reflexo da escrita! 

Estou mega ansiosa para ler Insurgente, depois, convergente lembrando que os três já foram lançados, felizmente não precisamos roer as unhas para ficar na expectativa! A data do próximo filme, está prevista para 2015, boatos de que o diretor será Robert Schwentke, o qual comandou as filmagens de RED - aposentados e perigosos. Já a ultima obra da coleção será dividida em duas partes, ou seja, temos mais três longas metragens pela frente!





Para quem ainda não assistiu segue aqui o trailer: 


Espero que tenham gostado do meu resumo ante spoiler e de minhas opiniões dentre linhas! Deixe suas conclusões aqui nos comentários! Até mais XO

Nenhum comentário:

Postar um comentário