Image Map

domingo, 25 de maio de 2014

Modinha Literária


Alguém ai já deve ter recebido ou mesmo falado esse termo não? Acontece que para os leitores atuais a palavra "modinha" está se alastrando cada dia mais, por isso separei algumas razões para desencanarmos de vez dessa palavra. 

Há sempre uma qualidade
Como sempre ando confessando por aqui, vou me abrir mais uma vez, já disse e também julguei um livro "modinha" como ruim. Não mais. Ultimamente venho pensando nisso, na falta de senso nessa teoria. Um livro decretado como modinha precisa é claro de uma expansão de leitores, fãs, consumidores, toda essa multidão foi levada por algum motivo na compra dessas obras, provavelmente uma qualidade, por isso, descordo que uma obra literária modinha seja ruim, talvez não se encaixe em algum de seus gostos, mas sempre há algo de idêntico que da mesma forma que cativou grupos, cativara você. Seguimos o exemplo de livros incríveis como a saga de Harry Potter, Jogos Vorazes, e o mais atual: A Culpa É Das Estrelas. 

O que é bom é para ser reconhecido
Sou leitora e entendo muito bem o sentimento de descobrir um livro ótimo e poder ou recomendar de primeira, ou guardar o segredo para consigo, mas venhamos e convenhamos, todos esses autores magníficos que por variadas vezes nos levam para outra dimensão merece ter seus trabalhos recompensados, sendo assim, a "moda" que leva leitores a loucura, também leva seus escritores favoritos a um auge trazendo, talvez, até uma motivação para realizar mais obras!

Do contemporâneo ao clássico
Um dos argumentos que mais me irrita nas pessoas que classificam tudo como modinha é: Os jovens estão deixando clássicos de lado para ler tais obras. Acho isso um absurdo. Raramente iremos encontrar uma pessoa que ama ler e realizou sua primeira leitura com um livro clássico, porque exige uma compreensão maior dentre as entre linhas, isso vai da parte das palavras complexas, à interpretação do texto. Devagar vai se caminhando. As histórias narrativas abre espaço para a poesia, o clássico e a literatura!

Leitura
A partir do momento que você está lendo você já está ganhando! Esse termo de "moda literária" não significa nada. Estar com a mão em um livro, acredite, já é muita coisa para várias pessoas! Um livro -qualquer seja ele- trás inúmeros benefícios ao ser humano, por isso é inútil julgar alguém por ler algo popular! A "modinha" cria interesse literário, que abre espaço a cultura e consequentemente à pessoas melhores! 

Livro é livro pessoal, não importa seu gênero, a quantia de páginas ou sua popularidade, todos eles contém algo de mágico e  de empreendedor em suas linhas. Vamos abrir nossas mentes! 


Concordam ou não concordam? Deixem seus comentários por aqui! XO

2 comentários:

  1. Uaaaau! Concordo demais com você, essa coisa de modinha não leva a nada. E se a pessoa ta lendo, já é um ótimo começo, não é?! Mudando de assunto, seu blog é uma fofuuuura! To te seguindo já <3. Você poderia visitar meu blog? Ele ainda está no começo e talz... Beijinhos flor! ♥

    ResponderExcluir