Image Map

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Sobre Livro: Eleanor & Park


"Uma linda e perturbadora história de amor" - John Green 

Finalmente a resenha desse livro maravilhoso! Eu nunca achei que iria me apaixonar literalmente por um livro fictício, mas Eleanor & Park é uma daquelas obras que vão além de quando você fecha a capa e te faz ficar pensando na história o tempo todo! 

O romance escrito pela autora Rainbow Rowell abrange um estilo bem Geek, o que por minha parte já ganha um ponto positivo. A história relata a vida de dois jovens de 16 anos, Eleanor e Park nos anos de 1980. Eleanor, é uma ruiva com um estilo...hmm bem "excêntrico", convive com dilemas dramáticos na sua família conturbada. Park, um mestiço Coreano, que é apaixonado por quadrinhos e música, vive com seus pais e seu irmão mais novo. O enredo começa a se formar nas idas da escola, quando os dois sentam juntos no ônibus escolar, é por ai que se inicia uma nova amizade. Dentre toda a passagem o livro mostra a progressão que existe em um relacionamento, da parte da comunicação, do primeiro beijo, do jantar familiar à despedidas que o destino provoca. 

A escrita é em terceira pessoa, os capítulos são divididos em uma narração de Eleanor e outra de Park. Nas entre linhas são encontrados diálogos estimulantes, que escapa bem de todo clichê de um romance jovial. A melhor parte é as características que a autora agrega a cada personagem, o uso da linguagem de cada um e suas ações. Um desses detalhes são transmitidos, por exemplo pela música, a obra contém diversa exploração do conteúdo musical dos anos 80, sério, só de alguns partes baixei umas seis canções citadas, The Smiths, U2, também The Beatles! É muito amor gente! 

O que mais me impressionou na leitura foi o fato de conter algo bem efetivo. Quero dizer, a narrativa é simples, nada de doenças, mortes, tecnologia de outro mundo, e mesmo assim consegue entreter cada leitor. Trata-se de um conto quase que próximo de toda a vida de um adolescente e sua primeira paixão. É incrível, engraçado, cativante, também realista. 




"Era muito raro encontrar alguém assim, ele pensava. Alguém para amar para sempre; alguém que também o amaria para sempre. E o que fazer quando essa pessoa nasce meio mundo distante?" - Eleanor & Park

Nenhum comentário:

Postar um comentário